quinta-feira, março 23, 2006

Auto-Estima



POR QUE PRECISAMOS DE AUTO-ESTIMA?
A auto-estima é uma poderosa necessidade humana, que contribui de maneira essencial para o processo da vida, sendo indispensável para um desenvolvimento normal e saudável. Tem valor de sobrevivência.


TESTE

As afirmações abaixo tem relação com o nível da sua auto-estima. Avalie até que ponto essas afirmações correspondem às suas atitudes e escreva no quadro ao lado de cada afirmação, utilizando o seguinte critério: Seja honesto(a) com você mesmo(a) respondendo aquilo que você realmente sente e não aquilo que gostaria de sentir.

0- NEM UM POUCO 1- UM POUCO 2- BASTANTE 3- MUITO 4- TOTALMENTE


1. Eu sinto-me bem com as expressões do meu rosto, com os meus modos, maneira de falar e de me mover.

0- NEM UM POUCO
1- UM POUCO
2- BASTANTE
3- MUITO
4- TOTALMENTE

2. Eu sinto-me tranqüilo (a) em falar das minhas conquistas interiores ou dos meus defeitos de maneira direta e sincera.

0- NEM UM POUCO
1- UM POUCO
2- BASTANTE
3- MUITO
4- TOTALMENTE

3. Eu sinto-me confortável ao receber e fazer elogios, incentivar, expressar afecto, apreciação, ou algo semelhante.

0- NEM UM POUCO
1- UM POUCO
2- BASTANTE
3- MUITO
4- TOTALMENTE

4. Eu sou aberto (a) a críticas e reconheço os meus erros quando eles ocorrem.

0- NEM UM POUCO

1- UM POUCO
2- BASTANTE
3- MUITO
4- TOTALMENTE

5. Eu possuo uma capacidade de falar e agir de forma tranqüila e espontânea.

0- NEM UM POUCO

1- UM POUCO
2- BASTANTE
3- MUITO
4- TOTALMENTE

6. Eu costumo estar em harmonia entre o que eu digo e o que faço.

0- NEM UM POUCO

1- UM POUCO
2- BASTANTE
3- MUITO
4- TOTALMENTE

7. Eu possuo uma atitude de abertura e curiosidade diante de idéias novas, novas experiências e novas possibilidades de vida.

0- NEM UM POUCO

1- UM POUCO
2- BASTANTE
3- MUITO
4- TOTALMENTE

8. Eu lido de forma satisfatória com as sensações de ansiedade e de insegurança, quando estas aparecem, sabendo como superá-las.

0- NEM UM POUCO

1- UM POUCO
2- BASTANTE
3- MUITO
4- TOTALMENTE

9. Eu aprecio os aspectos humorísticos da vida em mim mesmo e nos outros.

0- NEM UM POUCO

1- UM POUCO
2- BASTANTE
3- MUITO
4- TOTALMENTE

10. Eu possuo flexibilidade para reagir às situações e aos desafios, pois confio em minhas idéias e não encaro a vida como uma condenação ou uma derrota.

0- NEM UM POUCO
1- UM POUCO
2- BASTANTE
3- MUITO
4- TOTALMENTE

11. Eu me sinto confortável quando tenho um comportamento assertivo e aceito a mesma coisa nos outros.

0- NEM UM POUCO
1- UM POUCO
2- BASTANTE
3- MUITO
4- TOTALMENTE

12. Eu consigo preservar uma qualidade harmoniosa e digna mesmo sob condições stressantes.

0- NEM UM POUCO
1- UM POUCO
2- BASTANTE
3- MUITO
4- TOTALMENTE


Façam o teste somem os pontos e vejam o resultado:

0 A 12 PONTOS

A SUA AUTO-ESTIMA ENCONTRA-SE MUITO BAIXA. É FUNDAMENTAL PARA UMA VIDA DE MAIOR EQUILÍBRIO DESENVOLVÊ-LA, ATRAVÉS DE TRABALHOS DE AUTOCONHECIMENTO COMO CURSOS E PSICOTERAPIA.


13 A 24 PONTOS

A SUA AUTO-ESTIMA ENCONTRA-SE AINDA UM POUCO BAIXA, MAS VOCÊ COMEÇA A TER ALGUNS PONTOS DE MELHORIA. É FUNDAMENTAL O FORTALECIMENTO DA MESMA, ATRAVÉS DOS RECURSOS MENCIONADOS ACIMA.


25 A 36 PONTOS

A SUA AUTO-ESTIMA É MEDIANA. VOCÊ JÁ CONSEGUIU DESENVOLVÊ-LA A UM PONTO QUE FAZ COM QUE VOCÊ TENHA UMA VIDA CONFORTÁVEL, E RELATIVAMENTE FELIZ, MAS AINDA EXISTEM PONTOS A MELHORAR.


37 A 48 PONTOS

A SUA AUTO-ESTIMA É ELEVADA. VOCÊ SÓ PRECISA MANTÊ-LA NESTE NÍVEL, CUIDANDO PARA MELHORAR OS PONTOS QUE VOCÊ JULGUE SER MAIS DEFICIENTE.

domingo, março 19, 2006

FELIZ DIA PAI


Não podia deixar de prestar aqui no meu cantinho, uma homenagem ao Homem com quem à quase 29 anos, rio, choro, brinco, discuto,etc... ou seja, o meu PAI.
Para mim não há igual, está sempre presente, nunca me virou as costas, ajuda-me sempre e em tudo o que preciso, aconselha-me... um GRANDE AMIGO para além de um PAI MARAVILHOSO! A ele o meu Obrigado, pois não podia ter um pai melhor!
Para além de uma bela companhia, pois para quem o conheçe sabe que é muito bem disposto e tem um riso fantástico e contagioso (eheheheheh) é para mim um homem como já não existe nos dias de hoje!! Ai Mãe que sorte que tu tiveste! :) Trabalhou uma vida inteira para que nada nos faltasse e para que nada nos falte ainda agora! Nada lhe posso apontar, a não ser mais uma vez agradeçer a educação e toda a vida fantástica que nos proporcionou e continua a proporcionar!
Tenho muito orgulho em ti PAI! Um coração doce e do tamanho do Mundo, mas também quando se chateia ai ai ai ai ai, é o que se chama ou 8 ou 80 não existe o meio termo lolololol!
FELIZ DIA PAI

domingo, março 12, 2006

Neuroma de Morton



Neuroma de Morton

O neuroma de Morton, também conhecido como neurite digital plantar ou metatarsalgia de Morton, foi descrito por esse ortopedista americano da Filadélfia em 1876 . É uma tumoração dolorosa da região intermetatársica distal e interdigital, no local correspondente à bifurcação dos ramos digitais dos nervos plantares sob o ligamento intermetatarsal transverso. Embora possa ocorrer em qualquer dos quatro espaços interdigitais, o terceiro espaço (entre o terceiro e o quarto pododáctilos) é o acometido com maior freqüência, seguindo-se o segundo espaço.Na anatomia dos nervos da região, esses ramos digitais, provém do nervo tibial posterior, que ao nível do túnel tarsiano se bifurca em nervo plantar medial e nervo plantar lateral. Ambos enervam toda a região plantar e dorsal do ante-pé. Na maioria dos casos, o ramo medial do nervo plantar lateral se anastomosa ao quarto ramo do nervo plantar medial, que depois dessa união passa por baixo do ligamento metatarseano transverso.Esses neuromas são mais freqüentes no lado esquerdo, e raramente são bilaterais; 86% dos pacientes acometidos são do sexo feminino, tendo uma idade média de 48 anos (variando entre 20 a 70 anos). A incidência no terceiro espaço é de 80% das vezes, enquanto no segundo espaço é de 16%.A lesão primária é um espessamento fibroso(ou neuroma) fusiforme de 0,5 a 2cm de comprimento do nervo digital na altura da cabeça dos metatarseanos. A origem desse espessamento é incerta, havendo autores que acreditam que seja originário do atrito ou de um pinçamento local, e outros que admitem que o espessamento é causado por uma isquemia local. Os episódios traumáticos diretos, na maioria das vezes, não são referidos (manter) pelos pacientes. O "traumatismo" no uso de calçados ou tênis inadequados para pés que já tinham alterações anatômicas importantes talvez favoreça o traumatismo do nervo. A maior incidência em mulheres seria por usarem sapatos de saltos altos e finosA principal queixa é uma dor no ante-pé quando a pessoa anda ou fica de pé. A dor se origina no metatarso e se irradia para diante, tomando os bordos vizinhos do terceiro e quarto artelho, ou somente esse último. Os pacientes (assim como os médicos) chamam essa dor de claudicante, por semelhança com aquela que ocorre na insuficiência vascular; a dor surge após andar alguns metros, mas basta tirar os sapatos e friccionar o local para que a dor desapareça, o ciclo se reinicia logo em seguida, alguns passos mais adiante.



Diagnóstico e Tratamento

Geralmente no exame a pressão, com os dedos, no espaço do neuroma desencadeia a dor. O rx permite excluir outras causas de dor como fracturas e calosidades dos ossos.
Inicialmente tenta-se resolver a situação com tratamentos simples como:

Alteração do calçado: evitar saltos altos ou sapatos apertados. Usar sapatos rasos, largos e com sola mole. Pode acontecer que a redução de pressão que isto consegue permita aliviar a pressão sobre o nervo.

Ortoses: pequenos “calços” e “almofadas” para o sapato, que o medico pode prescrever para alterar a forma como o pé se apoia.

Infiltrações: injecções locais, no pé, de substancias com efeito anti-inflamatório.
80% das pessoas podem melhorar com a combinação destas estratégias. Quando isto não acontece, a cirurgia tenta cortar parte do tecido para aliviar a pressão




Pois é, esta é a minha última descoberta!!! Depois de um exame ("Ressonância Magnética"), não muito agradável, descobri que tenho um Neuroma de Morton no pé direito. Isto vem explicar as dores que tenho no meu pé já à alguns anos, quando ando durante muito tempo, quando permaneço muito tempo de pé, esta foi também a causa de algumas quedas pelas escadas abaixo lol...
Mas, podia ser pior.... Agora vou tentar fazer um tratamento caseiro para ver se evito a ida à faca! Vamos lá ver...